segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Melhores sites gratuitos para fazer mapas mentais


Olá, galera!

Um mapa mental representa, graficamente, ideias, palavras ou conceitos a partir de uma ideia central. Com ele é possível gerenciar e melhorar o fluxo da informação. Sem dúvida, é uma ferramenta de criatividade e produtividade muito útil e eficaz. Tradicionalmente usava-se caneta e papel para rascunhar ou fazer esboço de um brainstorming, porém, hoje em dia, existem várias ferramentas que nos ajudam a fazer esse trabalho de forma mais profissional e organizada, em tempo real, com total integração entre os membros da equipe.

Para quem não está acostumado a trabalhar com mapas mentais, o ideal é começar com as opções gratuitas, que são bem simples e muitas vezes mais do que suficientes para suprir suas necessidades.

1) Mind Mup

É uma ferramenta simples, gratuita, de código aberto, que possibilita a construção de mapas online. Os resultados podem ser salvos no navegador ou até mesmo no Google Drive e permite o acesso a seus dados a partir de qualquer dispositivo.
Para acessar clique aqui.

2) MindMeister

Uma das ferramentas mais completas do mercado. Ela vem com características de trabalho corporativo em tempo real, adição de notas, avaliação de mapas, histórico de versão, classificação de tags, etc.  Além da versão básica gratuita, onde é possível trabalhar com até 3 mapas mentais, há os planos pagos: Comercial – U$ 90,00 (cria grupos dentro da equipe e compartilha grupos, exportação e backups, domínio de login personalizado, etc.); Pro – U$ 60,00 (Licenciamento multi-usuário, mapas personalizados para toda a equipe, exporta para docx e pptx, etc.) e Pessoal – U$ 36,00 (mapas ilimitados que compartilham links, upload de arquivos de imagens, exporta para FreeMind, MindManager e Xmind), etc.)
Para acessar clique aqui.

3) Bubbl.us

Inicialmente não é necessário criar uma conta para fazer os mapas, porém, para salvá-los você terá que possuir uma. Possui interface muito simples e intuitiva. É indicado para criação de esquemas rápidos, sem tantos detalhes. Na versão básica você pode criar até 3 mapas mentais e salvar a imagem ou HTML. Possui os planos pagos: Mensal – U$ 6,00 / Annual – U$ 59,00 e Team – para equipes de até 50 usuários – U$ 3,00/usuário e Acima de 50 usuários – U$ 1,00/usuário. Dependendo do plano escolhido, é possível criar backups, anexar imagens e arquivos, gerenciar contas de usuários, utilizar marca personalizada, etc.
Para acessar clique aqui.

4) Conclusão

Como já foi dito alhures, os mapas mentais são excelentes organizadores gráficos que permitem ao elaborador/leitor a visualização completa do conteúdo a ser estudado. É uma ferramenta muito interessante para os estudantes que desejam esquematizar seus estudos de forma sistemática, criando, assim, vários gatilhos de memória para o cérebro, o que facilitará a evocação do conteúdo na hora da prova ou do concurso.

► Fernando Rui nesta videoaula abaixo ensina a técnica de como elaborar seus próprios mapas mentais e agilizar seu processo de aprendizagem:


Abraço!

                                 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Puxe uma cadeira e comente, a casa é sua.

Um comentário: